Saber um pouco sobre doenças e enfermidades que podem afetar os pets é essencial para evitar problemas no futuro, garantindo um tratamento precoce e uma rápida recuperação. Você provavelmente já ouviu a expressão “tosse de cachorro”, mas para nossos pets ela se refere ao vírus da parainfluenza canina.
Geralmente, ocorre durante o inverno caracterizado por uma gripe. Muito comum entre cães filhotes, em pets não vacinados ou com a imunidade comprometida. Porém, fique atento, esse vírus pode afetar cães de todas as idades durante o ano todo, principalmente se seu cão convive com outros animais.
Os sintomas da gripe canina são bem similares aos da gripe humana, por isso fique atento ao seguintes sintomas:
- Febre;
- Focinho e olhos com corrimento;
- Espirros;
- Perda de apetite;
- Broncopneumonia;
O vírus da gripe canina tem um período de incubação que pode durar de 4 a 7 dias, depois os sintomas começam a ficar mais evidentes. Ao notar os sintomas, procure um veterinário para o diagnóstico e tratamento correto, pois essa doença pode deixar seu pet bastante debilitado.
Apesar da vacina da gripe canina não ser obrigatória, ela é bastante recomendada pois além de prevenir o contágio, diminui os riscos de complicações caso o vírus seja contraído.
Confira também: Como aumentar a imunidade do pet
O melhor cuidado é a prevenção!
Sabia que todos os planos da Dr Pet tem cobertura para as principais vacinas. Simule agora um plano de saúde da Dr Pet para seu pet.
[su_accordion]
[su_spoiler title=”Referências:”open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
ttps://www.royalcanin.com/br/dogs/puppy/puppy-vaccinations-canine-parainfluenza-virus
https://blog.sobraci.com.br/parainfluenza-canina/
https://love.doghero.com.br/doencas/parainfluenza-canina/