O tratamento feito com óleos essenciais têm sido vez mais difundida com o objetivo auxiliar em tratamentos e melhorar a qualidade de vida dos pets. O processo de utilização é similar ao utilizado pelos humanos e traz diversos benefícios, como: acalmar, desesstressar, aliviar sintomas de depressão, diminuir a ansiedade e o estresse.
Por que utilizar e quais os benefícios?
A aromaterapia pode ajudar os pets com diversos problemas e os óleos podem ser utilizados para tratar inflamações, ferimentos e irritações na pele. Também é recomendada para controle de fungos e parasitas, como carrapatos e pulgas.
Como utilizar?
Por conta do olfato mais aguçado e desenvolvido, esse tipo de tratamento possui efeito muito mais rápido nos pets. Podem ser utilizados colocando na água em um difusor a vapor, via oral diluídos em água ou misturados com outros produtos.
- Para pets que são muito agitados, a indicação é o óleo essencial de lavanda;
- Se seu amigo anda com a aparência cansada, utilize óleos que aumentem a energia, como hortelã, manjericão ou alecrim;
- Caso seu amigo tenha problemas digestivos e de pele que estão relacionados ao estresse, a recomendação é o óleo de camomila-romana.
Para saber o melhor tratamento procure um aromaterapeuta, ele irá analisar o diagnóstico do veterinário e indicar a melhor mistura de óleos para tratar o problema do seu amigo.