A catarata é uma doença bastante conhecida por todos, ela pode atingir tanto a nós, seres humanos, quanto também os nossos animais de estimação. Não é muito difícil ver algum cãozinho, principalmente de rua, com o olho já contaminado pela catarata, já que, essa doença pode aflorar com a idade e muitos dos animais de rua já são idosos.
O QUE É A CATARATA?
A catarata é uma doença que faz seus portadores perderem a capacidade de enxergar deixando a lente do olho ‘esbranquiçada’ e bloqueando a passagem da luz. Este problema pode acontecer nos dois olhos ou apenas em um.
COMO O CÃO PEGA ESSA DOENÇA?
A catarata em cães não é algo contagioso, ou seja, se um animalzinho estiver com essa doença, os outros que estiverem ao lado não correm risco de pegar também, contudo, a doença pode vir com o tempo ou como consequência da genética do animal.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os sintomas aos quais o tutor deve estar em alerta são a brancura do cristalino e os sinais de diminuição da visão, que podem ser notadas ao perceber que o animal está esbarrando em paredes ou está desorientado.
QUAL O TRATAMENTO?
O tratamento possível para os cães com catarata é a cirurgia. Você pode marcar uma cirurgia para o cachorro e após 3 semanas ele já começa a dar sinais de melhora, contudo, o lado negativo é que não possui 100% de sucesso, pois podem ocorrer complicações ao longo da operação, causando até mesmo a cegueira total do animal.
COMO PREVENIR?
Existem dois tipos de cataratas que podem ser prevenidas, a causa genética, que você pode evitar acasalar o seu cachorro com algum outro que tenha a doença, ou a catarata diabética, que pode ser identificada fazendo o exame de controle da glicemia regularmente.
Lembre-se, prevenir é o melhor sempre! <3
Referência: http://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2017-01-29/cachorro-com-catarata.html
Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!
[contact-form-7 404 "Not Found"]