Origem dos gatos Himalaios
Os gatos da raça Himalaio nasceram de um cruzamento entre os gatos Persas e Siameses, com isso, o resultado foi encantador pela sua docilidade e sua pelagem ponteada, ou seja, cauda, orelhas, patas e face mais escuras que o corpo, e os olhos azuis são partes da herança deixada pelo Siamês. Já do Persa ele herdou a cabeça redonda, a cauda e as patas curtas, o focinho chato e o corpo musculoso.
Considerado de porte médio, o Himalaio macho pode chegar a pesar entre 4 e 5 kg, e as fêmeas pesam de 3 a 4 kg. A pelagem é comprida e sedosa, e ele tem um colar de pelos em volta do pescoço que o faz parecer um leãozinho.
>>Veja também: meu gato é antissocial, o que devo fazer?
Comportamento
A tranquilidade do Himalaio é o que chama atenção de quem tem interesse na raça, ele é calmo, inteligente, muito pacifico e não é muito carente segundo donos do animal.
Saúde
Médicos alertam que antes de adquirir um Himalaio é importante saber a origem do animal e pedir exames, isso, pois a raça possui pré-disposições genéticas para algumas doenças que podem ser evitadas com uma criação adequada por partes dos gatos.
Entre os problemas principais destaca-se a doenças renais policística e a longo prazo causar falência renal. Além disso, há a síndrome braquicefálica, que ocorre devido à estrutura facial do gato, que dificulta a respiração e faz com que o animal ronque, podendo desenvolver cardiomiopatia.
_________________________________________________________________________________________________________