Você sabia ou já ouviu falar em creche para cães? Recentemente esses estabelecimentos estão tomando conta do mercado pet e são muito indicados para tutores que passam muito tempo fora de casa. Nas creches os cães realizam diversas atividades e possuem muito espaço e companhia para brincar, o que os ajuda a não se sentirem sozinhos, ficarem ansiosos, agressivos, sem incentivos físicos e mentais e sedentários. A Dr Pet te ajuda a saber mais sobre esse locais e como encontrar um que seja ideal para as suas necessidades e do seu pet.
Como fazer a escolha certa?
Para encontrar a creche certa é necessário fazer muita pesquisa, para isso conversar com pessoas que utilizam o serviço e fazer visitas ao local são válidos. Alguns itens devem ser levados em consideração, como aspectos físicos do local, rotina de exercícios, atividades e alimentação e equipe treinada. Alguns locais não possuem estrutura nem pessoal qualificado para o cuidado da quantidade de pets que recebem, áreas pequenas para muitos cães podem gerar muitos problemas, como brigas e falta de espaço para correr e brincar.
Algumas perguntas são importantes no momento da avaliação:
- Há um local aberto onde os cão podem tomar Sol?
- Há um local com sombra para que os cães possam se abrigar do Sol excessivo?
- Oferece água fresca o tempo todo? Em vasilhas devidamente limpas?
- A equipe é bem treinada? Capaz de identificar e separar uma briga, oferecer estímulos ao cão e educá-lo sem punições físicas?
- Há algum veterinário responsável caso aconteça alguma emergência?
- As fezes e a urina são retirados frequentemente? O ambiente que os cães ficam está sempre limpo?
- Qual a quantidade de cães que ficam juntos e são aceitos pela creche?
Rotina
Cada creche possui sua própria rotina para os cães, que é divida entre os horários para interação com outros pets, alimentação (fornecida pelo tutor), descanso e atividades que estimulem o pet. Em alguns casos as creches oferecem até mesmo uma minipista de agility com rampas, túneis e obstáculos, para os cães atletas, assim como piscina para os dias de muito calor.
Outro fato importante que deve ser levado em consideração é como a creche divide os grupos para interação, o ideal é que sejam separados por porte. Raças de pequeno porte ficam distantes de raças de porte médio-grande, para que não haja nenhum acidente durante as brincadeiras. Lembrando que os pets devem ser supervisionados o tempo todo!
Admissão
Da mesma forma que os tutores analisam a creche, o estabelecimento também precisa verificar alguns pré-requisitos para receber os pets, por isso é necessário passar por uma entrevista para admissão do pet na creche.
Todos os cães devem estar com a vacinação em dia, proteção contra pulgas e carrapatos e vermifugados, assim evitando a transmissão de qualquer doença para outros pets. Eles também devem passar por uma avaliação comportamental para identificar o grau de sociabilidade do animal, uma vez que a proposta desses locais é a convivência saudável entre os cães. Outro ponto importante é a castração, já que fêmeas e machos podem ficar juntos é necessário que todos os pets sejam castrados.
Na ponta do lápis
Algumas creches chegam a cobrar de R$ 50,00 até R$ 90,00 a diária, sendo que muitos locais tendem a aumentar as tarifas durante o período de férias, por gerar mais procurar por esse tipo de serviço caso os tutores façam alguma viagem que o pet não possa acompanha-los. Por isso, é importante abordar todas essas questões e não ter nenhuma surpresa.
As creches com certeza são ótimos locais para o desenvolvimento do pet, o ajudam a torná-lo mais sociável, diminuir sua ansiedade e agressividade e para que não fiquem sozinhos durante um longo período de tempo. Vale a pena a pesquisa e tentativa!
Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!
[contact-form-7 404 "Not Found"]Referência:Revista Cães e Cia, ed. 467,pág. 34.