O Pastor Suíço é uma raça que se destaca por suas características físicas imponentes, personalidade tranquila e amorosa, além de sua história surpreendente. Conheça hoje um pouco mais sobre o cão que saiu da Suíça para roubar corações pelo mundo inteiro!
A história do Pastor Suíço
Se você também acha que esse peludinho é muito parecido com um Pastor Alemão, você não está errado!
Isso acontece porque os primeiros cães desta raça foram criados a partir de exemplares brancos do Pastor Alemão nos Estados Unidos, considerando que os animais com a pelagem clara dessa raça não eram considerados elegíveis para reprodução.
No entanto, foi justamente a aparência branca do Pastor que chamou a atenção de alguns criadores que começaram a produzi-lo como uma nova raça no século XX.
Embora os primeiros cães brancos tenham sido registrados no American Kennel Club nos EUA em 1917, foi na Suíça que a raça foi, de fato, desenvolvida quando em 1966, um cão macho chamado Lobo deu início ao processo de desenvolvimento dos Pastores Suíços após ter sido importado das Américas.
Características físicas
O Pastor Suíço é uma raça de porte médio a grande, com uma aparência imponente e musculosa. Os machos medem cerca de 60 a 66 centímetros de altura, enquanto as fêmeas medem de 55 a 61 centímetros. O peso médio varia de 30 a 45 quilos.
Esses cães têm uma pelagem densa e dupla, com uma camada interna de pelos macios e uma camada externa de pêlos mais longos e grossos. A cor de sua pelagem é, obviamente, branca. Eles têm olhos amendoados, de cor escura e expressão alerta. Sua cauda é longa e espessa, e geralmente é mantida em posição baixa quando o cão está relaxado.
Como um bom cão de pastoreio, o Pastor Suíço exigirá exercícios físicos e mentais diários para suprir seu nível de energia e necessidade de estímulos. Geralmente, recomenda-se ao menos duas horas diárias de atividades para mantê-lo feliz e tranquilo.
Inteligência e personalidade
Semelhante aos seus ancestrais, o Pastor Suíço é conhecido por uma inteligência aguçada e personalidade leal.
Eles são cães adaptáveis e se dão bem em diversas situações, desde que sejam treinados e socializados adequadamente.
Apesar de serem ótimos companheiros para toda a família, há a tendência do cão eleger o seu “humano favorito”, sendo geralmente aquele com que passa mais tempo.
Saúde
Em termos de saúde, o Pastor Suíço é geralmente uma raça saudável, mas como qualquer outro cão, pode ser propenso a certas condições de saúde, como displasia de quadril, problemas de pele e doenças oculares. É importante que seus tutores cuidem bem da saúde de seus cães, mantendo-os em forma e com uma dieta saudável e equilibrada, além de levá-los ao veterinário regularmente para check-ups e vacinações.
Algumas curiosidades sobre o Pastor Suíço
1. Muitas celebridades escolheram o Pastor Suíço como seus parceiros, como Tom Hanks que durante anos teve ao seu lado o peludinho Monty.
2. Eles são animais inteligentes e versáteis, capazes de aprender rapidamente e se adaptar a diferentes tarefas.
3. A raça é relativamente nova, só sendo reconhecida pela FCI em meados da década de 90.
Se você está procurando um cão leal e companheiro, o Pastor Suíço pode ser a raça ideal para você! E para oferecer os melhores cuidados para o seu novo companheiro, conte com a Dr Pet. Por aqui, você encontra planos de saúde pet a partir de R$3,22/dia!