Não é novidade para ninguém que o convívio com pets faz bem à saúde, tendo impacto direto em nossa qualidade de vida. Nos últimos anos, cientistas vêm pesquisando cada vez mais os benefícios dos pets em nossa rotina, relatando uma significante melhora psicológica e emocional em pacientes com doenças físicas e mentais. Isto deve-se ao fato de que cada vez mais, os animais são considerados membros da família, sendo parte essencial da rotina da casa e da nossa vida.
Estudos publicados no American Journal of Cardiology comprovam a presença do pet induz a realização de atividade física, como exemplo realizar passeios diários, resultando na diminuição dos níveis de estresse e da pressão arterial, diminuindo as chances do desenvolvimento de problemas cardíacos. Com relação aos benefícios emocionais, eles incluem uma diminuição significante de distúrbios psicológicos, reduzindo o sentimento de solidão e ansiedade, aumentando os sentimentos de intimidade e companheirismo.
Por possuírem o olfato mais apurado, alguns animais como cães e gatos são capazes de perceber as alterações químicas que ocorrem em nosso organismo percebendo nosso humor e alterações em nossa saúde. Também capazes de reconhecer nossa linguagem corporal e através dela interpretar nosso estado de espírito.
É fato que conviver com animais traz alegria e bem-estar, deixando nossa rotina mais leve e reconfortante. E fica a pergunta, já brincou com seu pet hoje?
Quer saber mais sobre o mundo pet?
Assine a nossa newsletter.
[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico (link)
Aspectos psicológicos na interação homem – animal de estimação (link)
Veja: Quer viver mais? Adote um cachorro, diz estudo (link)
[/su_spoiler][/su_accordion]