Se existe uma opinião que é unânime entre os tutores é como é trabalhoso manter a pelagem do pet bonita e saudável, principalmente em raças de pelo longo como Golden Retriever e Yorkshire Terrier. Existem tutores que preferem levar seu amigo no profissional para realizar o banho e a tosa de maneira adequada, mas se você prefere realizar o serviço em casa, segue algumas dicas para facilitar esse processo:
Faça uso do reforço positivo
Uma maneira de realizar a tosa de maneira tranquila é utilizar do reforço positivo. Nas primeiras vezes, faça com que o pet se acostume com as ferramentas que serão utilizadas e o encoraje a ficar parado oferecendo de petiscos. Tente fazer com que esta experiência seja livre de stress tanto para você quanto para o pet.
Tenha calma e seja paciente
Seu pet pode sentir suas emoções, por isso antes de começar separe alguns minutos para relaxar e se acalmar. Comece devagar e sempre observe a linguagem corporal do seu pet, se ele apresentar sinais de desconforto como tremedeira ou ficar ofegante, realize uma pausa.
Realize a tosa um pouco a cada dia
Ao invés de realizar uma grande tosa a cada três meses, faça um pouco a cada dia ou semana. Desse modo o pet irá se acostumar mais rapidamente conforme a ação se torna parte da rotina. Para pets de pelo longo, invista cinco minutos por dia para escovação.
Evite utilizar produtos perfumados
A pele do pet possui Ph diferente do nosso, o que significa que produtos de banho para humanos podem dar coceira e deixá-la seca, dê preferência para shampoos feitos para cães ou gatos. Caso, seu amigo tenha alguma doença de pele, converse com seu veterinário, pois ele indicará qual é melhor recomendado.
Cortar as unhas regularmente
Não há necessidade de aparar as unhas dos pets diariamente. Para cães o intervalo é de três a seis semanas e para gatos dez dias a duas semanas. Em lojas especializada e pets shops têm dezenas de tamanhos e formas de cortadores de unha, mas caso você nunca tenha realizado antes, pergunte ao seu veterinário em sua próxima consulta.
Quer saber mais sobre o mundo pet?
Assine a nossa newsletter.
Referência: 7 Tips to Groom your pet at home (link)