Com a chegada do inverno e do tempo seco, nossos pets ficam mais sensíveis a certos tipos de doenças, principalmente as respiratórias, entre elas a Gripe Canina. Entenda o que é essa gripe, quais são os sintomas e como ela precisa ser tratada.
Como a gripe canina é transmitida?
Entre as possíveis causas de transmissão da gripe canina (traqueobronquite infecciosa) estão: convívio com animal infectado; contato em espaços fechados (parques, áreas de recreação) com pet que tenha o vírus; contato com objetos do cão doente, como brinquedos e vasilhas; lembrem-se que apesar de contagiosa entre os pets, essa doença é transmitida para humanos.
>> Veja também: Porque os cães dão voltinhas antes de dormir?
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns são muito parecidos com a gripe que afeta os humanos, então fique atento:
- Tosse contínua;
- Corrimento nasal;
- Olhos lacrimejantes;
- Espirros;
- Febre;
- Letargia (pet sonolento, abatido ou indiferente);
- Falta de apetite.
Como funciona a vacina?
A vacina é injetável e deve ter sua primeira dose dada a partir dos 80 dias de vida do filhote. Já a segunda dose é feita de 21 a 30 dias depois. Após isso, o reforço é feito uma vez ao ano.
Ela não garante uma eficácia de 100%, porém o animal vacinado que pega a doença apresenta sintomas mais fracos. Também é muito importante fornecer uma boa alimentação e dar bastante água ao pet, pois isso ajuda a manter uma boa imunidade.
>> Veja também: Os cães podem te ajudar a rejuvenescer até 10 anos
E se meu pet já está com gripe?
Serão administrados medicamentos que auxiliam o fortalecimento do organismo do pet. Em geral, o tratamento é rápido e a doença pode ir embora rapidamente. Caso a doença tenha avançado bastante, medicamentos específicos, como antibióticos serão receitados.