Essas criaturas misteriosas sempre intrigaram os amantes de felinos, e nesta matéria, revelaremos fatos fascinantes sobre seu comportamento, habilidades e história. Você sabia que os gatos possuem cerca de 32 músculos em cada orelha? Ou que eles têm a capacidade de girar seus ouvidos em até 180 graus? Descubra várias outras curiosidades a seguir.
1 – Os gatos andam como camelos e girafas.
Além de sua famosa elegância felina, eles possuem um passo especial que se assemelha ao andar dos camelos e das girafas. Quando um gato caminha, ele move suas duas patas do mesmo lado do corpo simultaneamente, em vez de uma após a outra como a maioria dos animais. Esse estilo de caminhar permite que os gatos tenham uma maior estabilidade e equilíbrio durante seus passeios.
2 – Eles foram a preferência dos tutores entre 2020 e 2021.
Apesar de ainda não estarem no topo da popularidade entre os tutores, os bichanos apresentaram um aumento de 6% na presença dos lares brasileiros, comparado a apenas 4% dos cães.
3 – Os gatos possuem cerca de 32 músculos em cada orelha.
Os gatos têm incríveis 32 músculos em cada orelha, fazendo com que sejam verdadeiros especialistas quando se trata de movimentar as orelhas. Esses músculos permitem que eles girem, inclinem e movam suas orelhas de forma independente, direcionando sua atenção para diferentes sons ao seu redor. Assim, eles possuem uma audição super apurada e 360 graus!
4 – A maioria dos gatos laranja é macho.
O gene que determina a cor laranja do pelo em gatos está localizado no cromossomo X. Os gatos machos só precisam de uma cópia deste gene para terem a cor laranja, enquanto as gatas fêmeas precisam de duas cópias. Assim, é mais fácil encontrar gatos machos laranjas do que gatas fêmeas laranjas. Mas vale lembrar que gatas fêmeas laranjas existem sim, elas apenas são menos comuns do que os machos!
5 – Na Escócia, há uma escultura em homenagem ao gato, Towser.
A escultura foi criada em memória de Towser, um gato que viveu em um destilaria de uísque e ficou famoso por sua incrível habilidade em caçar ratos. Towser foi considerado o gato mais eficiente na caça a roedores, e durante sua vida estima-se que tenha capturado cerca de 28.899 ratos!
6 – Os gatos aprenderam a miar para se comunicar com os humanos.
Ao contrário dos seus ancestrais, como os leões e tigres, os gatos domésticos desenvolveram esse comportamento exclusivamente para se comunicar com a gente. Originalmente, os gatos miavam apenas quando eram filhotes, para chamar a atenção de suas mães. No entanto, ao conviverem conosco, eles perceberam que os humanos respondiam aos miados e começaram a utilizá-los como uma maneira de se expressar e obter o que desejam.
7 – Acredita-se que o ronronar dos gatos tem intenção – e poder – de cura.
O ronronar dos gatos pode ter propriedades curativas, pois as vibrações geradas por esse som especial possuem frequências entre 20Hz e 150Hz, capazes de promover o crescimento ósseo e regeneração dos tecidos moles, segundo cientistas.
8 – Os gatos podem girar seus ouvidos em até 180 graus.
Os gatos são verdadeiros mestres em movimentar seus ouvidos. Eles possuem a habilidade impressionante de girá-los em até 180 graus, permitindo uma audição aguçada e a capacidade de detectar sons em diferentes direções.
9 – Os gatos são intolerantes à lactose.
O leite de outros animais não deve ser oferecido aos felinos, porque a maior parte deles é intolerante à lactose. Isso significa que a ingestão dela pode provocar distúrbios intestinais, levando ao vômito e diarreia, por exemplo. O único leite liberado para os gatos é aquele produzido e oferecido por suas mães quando ainda são filhotes, porque neste período eles possuem uma enzima no estômago que permite a digestão da lactose presente no leite materno. Após esse período, a única fonte de hidratação que os bichanos precisam é a água.
10 – Os gatos sabem os seus nomes, de seus parceiros felinos e dos seus humanos.
Gatos têm fama de serem independentes, mas uma pesquisa recente revelou que eles têm um lado social surpreendente. Um estudo japonês mostrou que os gatos conseguem reconhecer e responder aos seus nomes, assim como aos nomes de seus amigos felinos. Os pesquisadores testaram 48 gatos, reproduzindo gravações com os nomes dos gatos e exibindo fotos correspondentes. Os resultados revelaram que os gatos olhavam mais para as fotos quando os nomes não correspondiam, indicando que eles esperavam ver o gato cujo nome foi chamado.
Você já conhecia essas curiosidades sobre gatos? Deixe nos comentários. Aproveite e descubra hoje uma nova maneira de cuidar do seu bichano e proporcionar a melhor qualidade de vida para quem você tanto ama com a Doutor Pet.